Bolsa de Estudos na Europa: Stipendium Hungaricum


ATUALIZADO em 05/02/18
Milhares de estudantes de todo o mundo se candidatam a estudos de ensino superior na Hungria a cada ano. Como falei no post Estudar na Europa com bolsa?, desde o ano passado o Brasil passou a fazer parte dos países que tem acordo bilateral com Hungria entre os ministérios de educação, portanto pode concorrer a bolsas de estudos.
Nessa publicação eu vou explicar um pouco mais sobre o que essas bolsas de ensino superior oferecem. Lembrando que toda informação compartilhada aqui está no site do programa (link em inglês).

Tabela de programas ofertados:




O que a bolsa de estudos cobre:

·            O valor do curso:
Para todos os cursos: Não é necessário arcar com nenhuma mensalidade ou taxa.
·            Ajuda de custo mensal:
- Para os cursos que não oferecem grau, bacharelado, mestrado e mestrado parcial: 40 460 florins (cerca de 130 euros). Por 12 meses do ano até completarem os estudos.
- Para doutorado: 140 000 florins (cerca de 450 euros) para a primeira parte dos estudos (4 semestres) e 180 000 florins (cerca de 580 euros) para a segunda parte dos estudos.
·         Ajuda de moradia: dormitório da universidade de graça ou ajuda de 40 000 florins por mês (cerca de 131 euros). Essa é apenas uma ajuda de custo e para cidades como Budapeste pode não ser suficiente se você decidir morar em algum lugar por conta própria.
·         Seguro de saúde: cartão de seguro nacional de acordo com as leis húngaras e seguro suplementar de até 65 000 florins (cerca de 205 euros) por ano/pessoa.

O que a bolsa de estudos não cobre:

- Passagem do Brasil para a Hungria
- Seguro de saúde de primeiro mês (Setembro, quando as aulas começam).

Para cotar o seguro de saúde para o primeiro mês, vocês podem utilizar a Real Seguros clicando aqui. Além da Real Seguros ter ótimos preços, cotando com eles nesse link você ajuda a manter esse blog :)

Seguro viagem europa 468x60

Para aplicar você não pode ter dupla cidadania húngaro/brasileira; tem que ter 18 anos completos no dia 31 de Agosto de 2018 e ter seu diploma de ensino médio até o dia 01 de Agosto de 2018.
Para o brasil são 194 cursos disponíveis, e você pode ver a lista clicando nesse link:

Ao clicar, vai baixa rum planilha do Excel. Na coluna A (Study programmes 2018-2019*) estão os nomes dos cursos. Na coluna B (Study level) é o nível de estudos e na coluna J (Brazil) é onde você pode filtrar os marcados com um X para verificar quais são os disponíveis. Depois de identificar o curso, maiores informações estão disponíveis no Study Finder nesse link.

Entre os cursos escolhidos. Você poderá aplicar para até 3 por ordem de preferência, sendo da mesma instituição ou não. Mas preste sempre muita atenção nos requerimentos mínimos de cada curso descritos no Study Finder. O critério de idiomas também é por instituição e somente os alunos que cumprirem esse requerimento serão selecionados.
As inscrições vão até o dia 16 de fevereiro. Continue ligado e deixe a sua dúvida nos comentários!



Comentários